terça-feira, 8 de julho de 2014

ACADEMIA DE LIDERANÇA


ACADEMIA DE LIDERANÇA de Fernando Jucá, um livro que nos fornece os conhecimentos básicos de como ter uma ampla visão de como ser e se comportar como um bom LÍDER, não só numa empresa, mas também na vida, pois na vida somos Líderes de nos mesmos, se não dedicarmos, ser mais persuasivos, não chegaremos a lugar nenhum. Para tanto, devemos ser insistentes em aprender cada vez mais, novos conhecimentos, nos traz novas oportunidades.

Hoje, se você não tem uma certa experiência, não só de vida, como profissional, você passa a ser excluso do mundo.


Uma pessoa com poucas informações, se deixa elevar pelas outras, deixando seus objetivos e sonhos de lado. Portanto devemos correr atras de novos conhecimentos e desafios, sem isso, sua vida passa a ser, VIVER POR VIVER, sem objetivos, sem foco, sem sentido. 


A reciprocidade é um foco principal para ser um bom líder, pois as trocas de informações e experiências nos fornece a bagagem de diagnosticar e desenvolver mecanismos capazes de fazer acontecer, isto é, nos torna mais próximos uns dos outros.

Para ser líder é preciso saber transmitir credibilidade, ser verdadeiro, confidente, saber separar quem é competente de quem não sabe ser, ser transparente e mostrar que sabe o que faz. Não mentir, não omitir, isto é, ser honesto e dar abertura para dialogar, trocar informações. Ter capacidade de influenciar pessoas, estar sempre na frente. Cumprir sua palavra e ter coragem de fazer o correto, por mais duro que seja. Saber enxergar a capacidade de cada indivíduo em sua volta. 


No decorrer de nossas vidas, percebemos que, quando somos reconhecidos, pelo que fizemos, nem que seja uma unica coisa, minima, passamos a ser motivados a correr os riscos, buscando sempre melhorar, em torno de satisfação, ou seja, uma pessoa motivada vale mais que uma pessoa que sabe muito e não se envolve pelo que faz. 


Um Líder deve estabelecer metas e objetivos, não ter medo de errar, aprender com os erros, nunca deixar que o medo ou fracasso se torne um utensilio de desistência e sim de aprendizado, buscando entender com os erros, para que se torne mais forte. Pessoas que passam por dificuldade se torna mais fortes, passa a saber correr os riscos mesmo que não consiga concluir os objetivos, mas tentou e foi atras, soube se valorizar, mesmo com defeitos, pois defeitos todos temos, cabe sabermos conviver e tentar mudar, a palavra chave é se movimentar e trazer consigo a equipe.