segunda-feira, 28 de julho de 2014

SERÁ QUE SABEMOS PERDOAR?

No artigo de Ivan Martins, do dia 23 de Julho/2014, fala sobre saber perdoar, para recomeçar e ao ler este artigo, veio em minha mente à noite passada, onde sonhei com minha amada avó, desta vez não vi nitidamente seu rosto, mais senti a presença dela e o seu confortável abraço, que me comoveu. Toda vez que falo, lembro dos bons momentos que tivemos juntas, choro e vem aquele nó na garganta. 

Como sinto sua falta!!!

Com isso me lembrei também das coisas que me falou em meu sonho, (já comentei isso no blog nos textos anteriores) que Deus confortaria meu coração, isto é, saber perdoar tudo que passei, para poder recomeça uma nova vida.

Mas será que no fundo sabemos perdoar as pessoas que nos fizeram sofrer, de uma forma ou de outra ainda guardo magoas.

De acordo com Ivan Martins “Perdoar é como apertar um inesgotável botão de reiniciar”.

Será?

Só sei que venho tentando reiniciar e muitas vezes, acho que, não só falta saber perdoar, mas também saber recomeçar do zero e tentar ser diferente, não mudar completamente, pois ninguém muda da água pro vinho, mas saber o que estava errado e tentar mudar.

Desde que sofri esse tombo, venho reiniciando de ano em ano, ainda sei que vou conseguir passar desta fase, mas a ansiedade me toma e às vezes caio em depressão, fico chateada, triste de saber que o “outro” esta vivendo e que nem se importa pelo que passei e eu aqui magoada, tentando sair do zero. Por isso acho que saber perdoar não basta, deverá existir outra formula pra mudar isso.

Tenho minhas dúvidas a respeito de Perdão, pois com outras pessoas; as que vivem em nossa volta; pais, amigos até vizinhos, que podem ou já fizeram algo de ruim pra mim, eu soube “PERDOAR”. Por que será que nesse caso perdoamos? Deve ser por que não chegaram a mexer tanto assim com nossos sentimentos, como o Amor faz ou deve ser que este sentimento seja bem diferente de um relacionamento a dois.

Tudo isso que acontece com a gente só o tempo nos torna mais fortes, só o tempo nos ajuda a aprender perdoar ou mudar, até mesmo a esquecer. Mas em geral não é bem assim. Quando á um grande envolvimento, sentimento, a dor nos segue. A saudade dói profundamente, quem foi magoado quer perdão, quer palavras que às vezes pode ser nada, mas para o outro é tudo, quer carinho. 

Acredito que para reverter isso só a felicidade nos faz esquecer, perdoar, pois quando surgi aquele sentimento de novo, de paixão, amor, aprendemos a perdoar, pois estamos em êxtase. Então a mágoa passa e a gente perdoa sem perceber. E quando isso acontece, sentimos um descarrego, um alivio, passamos a recuperar nosso ego, renovamos nossos sentimentos e tudo que antes doía, agora é novo, ou seja, passamos ser feliz e as magoas se foram e o buraco que ali existia, hoje existe uma nova chance, a chance de retomar os sentimentos e florir uma nova paixão.