segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"As Cinco Linguagens do Amor" de Gary Chapman

Primeiro livro de muitos outros, que espero ler este ano. Amo ler livros de ficção, de Auto-Ajuda, de Romance e principalmente os livros do Dan Brown e Steve Berry, no qual são religiosos e a forma como eles descrevem detalhes, me deixa fascinada.

Este livro caiu em minhas mãos sem querer. A irmã da minha cunhada pegou emprestado da minha tia Siomara e deixou para que eu o entregasse para ela. Como adoro ler livros fiquei curiosa para saber o que falava; pois fala das linguagem do amor; um título um tanto instigante, não tinha como não deixar de ler, sendo que hoje tentamos descobrir varias formas de podermos aproximar, segurar nossos parceiros mais próximo da gente.


Hoje em dia a concorrência esta desleal e por causa disso cansei de fica correndo atrás, estou no momento pensando mais em mim, do que arrumar alguém. Acho que de tantas frustrações a gente começa a perder o gosto de procurar nossa cara metade, passando a deixar que o tempo se encabe de fazer isso. Mas quem sabe lendo este livro eu possa aprender a desvendar uma das forma da linguagem do amor, não só o meu mais também do meu quem sabe futuro marido, e assim podendo ter mais confiança.

Autor Gary Chapman
Desde a década 1970, o dr. Gary Chapman vem investindo no estudo de como potencializar o mais nobre dos sentimentos em relacionamentos afetivos. Autor do celebrado best-seller As cinco linguagens do amor, traduzido para 32 idiomas, Chapman bate na seguinte tecla: "o amor não depende exclusivamente das emoções. Amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente".
Há décadas o dr. Chapman viaja pelo mundo desafiando casais a buscar saúde emocional para seus casamentos. Seu primeiro livro Toward a growing marriage [Rumo a um casamento maduro], de 1979, foi baseado em um curso que ele ministrou a casais com os quais trabalhava em sessões de aconselhamento. O livro virou um grande sucesso e projetou Chapman como conselheiro familiar. 
Desde 1979, "Doutor Casamento" já escreveu mais de 30 livros, todos sobre relacionamento afetivo, o que faz de Chapman um dos maiores autores mundiais no gênero. Prova da atualidade e perenidade dos conceitos criados por ele foi a publicação do livro As cinco linguagens do amor. Lançado em 1992, ainda hoje aparece na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. 

 De acordo com o Dr. Gary Chapman, existem cinco linguagens do amor:

A Primeira linguagem do amor é a Palavra de Afirmação, no qual são expressos sentimentos verbais, como elogios, admiração, palavras de encorajamento e pedidos.

Segunda linguagem do amor é a Qualidade de Tempo, significa gastar tempo compartilhando, ouvindo e participando juntos ao fazer quaisquer atividades, ou seja, gastar àqueles minutinhos de atenção para a pessoa amada.

Terceira linguagem do amor é Receber Presentes, qualquer que seja o valor do presente, o que vale é a intenção, pessoas que tem como linguagem de amor a receber presente, não se importam com o valor daquele presente e sim, receber-lo, nem que seja uma flor, esta pessoa sentira amada. 
“O valor de um presente pode ser visto nos olhos de quem o recebe”

Quarta linguagem do amor, Forma de Servir, ao ajudar seu parceiro em alguma tarefa, como por exemplo limpar a casa, lavar uma louça, passa a encher seu tanque do amor, pois você esta constantemente oferecendo ajuda, sem ao menos ser cobrado.


Última forma de linguagem do amor, Toque Físico, para você saber se a linguagem do amor do seu parceiro é toque físico é só observar se ele gosta de receber carinhos, abraços, cafuné, é uma forma poderosa de comunicação, seja um simples toque no ombro.

Depois de aprender um pouco o significado das linguagens do amor, acredito que mesmo sabendo, ainda a dúvidas, por que nunca conhecemos a pessoa por completo, podemos saber seus gostos, e do que não gostam, mas com o tempo isso pode mudar, pois podemos passar a experimentar algo que antes não gostávamos e que hoje passamos a desfrutar. E por isso penso que de tempos em tempos, devemos parar e observar o comportamento da pessoa a seu lado, e verificar se ainda esta transmitindo o que você acredita estar alimentando aquele amor.

Ao analisar as Cinco Formas de linguagem do Amor, descrito pelo autor, encontrei a minha linguagem do amor, que é qualidade de tempo em primeiro lugar, necessito da presença da pessoa, olho no olho, não adianta só telefonar, pois isso não supri sua presença, a segunda é receber presentes, sou uma pessoa que posso ganhar qualquer coisa, não importa valores, mas isso me demonstra que a pessoa pensou em mim, quando adquiriu aquele presente. São coisas simples de se fazer mais que passa a me transmitir segurança por de mais, estar juntinho da pessoa amada, nem precisa nem conversar, mais só de estar juntinhos abraçados já me sinto amada, receber uma cartinha de amor, nossa... isso sem dúvida me deixa muito feliz. Como eu sei? Como descobri? Fiquei pensando no meu relacionamento que tive de 4 anos e o que mais me deixava feliz, e descobri que sempre cobrava dele, para vir em casa em ver, e as vezes, escrevia cartinhas para ele e sempre esperava que ele também fizesse, para que eu pudesse saber um pouco mais de seus sentimentos.

E então qual será a sua linguagem do amor? Será que ao colocar isso em pratica realmente poderá mudar alguma coisa? Bom... nos meus próximos relacionamentos vou tentar colocar o que aprendi neste livro e ver se realmente da certo, ou se pelo menos ajuda a transborda o tanque do amor do meu amado, para que eu possa ter certeza de que nada deixei de tentar.