quinta-feira, 17 de abril de 2014

ESMALTES


A maioria das mulheres adora passar horas e horas em um salão de beleza, principalmente ir à manicure e pedicure toda a semana, eu queria poder ser assim, ter dinheiro e tempo para isso, só que como não tenho, sou eu mesma que faço minhas unhas. 

Adquiri pratica de tanto fazer, toda semana sem pestanejar eu faço, posso estar com preguiça ou tempo curto, rapidinho esta pronto, mas o problema não é fazer e sim qual cor passar, que dúvida cruel não! Rsss como se isso fosse o fim do mundo.

Qual cor de esmalte é mais bonita? Qual cor vai ser esta semana? Fico às vezes pensando nas roupas que vou usar para sair ou ir numa balada e às vezes gosto de poder combinar cores.

Não sou de marca e nem de muito luxo, mas minha amiga me deu um esmalte de aniversário. Esmalte? Isso mesmo... Um esmalte da marca REVLON, pois é um esmalte, fiquei surpresa, mas tudo bem. Como ela sabe que eu mesma que faço minhas unhas, deveria ter imaginado que seria um bom presente e foi, pois não consigo tirar das minhas unhas, já é a segunda semana que passo este esmalte, amei a cor e a textura, demora para sair e mantem o brilho, diria que é perfeito, não conhecia esta marca.

Alguns dias depois, fui à farmácia comprar remédio e me deparei com este esmalte na prateleira, e adinha! R$ 18,00 um vidrinho, fiquei horrorizada, como pode um simples vidrinho custar tão caro!

Fiquei curiosa de saber de onde vem este esmalte, se era conhecido ou não, pois eu que não entendo patavina de nada de marca, na verdade só conheço algumas de roupas, fui pesquisar na internet.

A Revlon é uma marca importada, possui sua fabricação em Nova Iorque, contem varias outras coisas, além do esmalte. Mas o que realmente me fez escrever sobre esmalte, não foi por que ganhei um esmalte, mas por que minha irmã comentou da química dele, que pode ser forte e prejudicar minhas unhas, fiquei tão apreensiva que fui pesquisar.

A química do esmalte pode sim trazer problemas, mas será que é tão serio assim?

A Proteste Associação dos Consumidores comparou a qualidade dos esmaltes, considerando a sua durabilidade, abrasividade, tempo de secagem e brilho. Entre as conclusões da avaliação a mais grave foi encontrar um produto que continha ingredientes que podem causar não apenas alergia, mas câncer.
Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, a equipe da Proteste mediu a concentração dos mais prováveis de serem encontrados nesse tipo de produto. O resultado não foi nada bom, uma vez que a quantidade encontrada apontava para altas concentrações na maioria dos produtos testados.
As substâncias analisadas e apontadas com altamente perigosos foram foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).
Segundo a Proteste, no caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não existem referências aos mesmos na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para uso na legislação brasileira. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.

Não é de se espantar, mas depois fiquei mais calma, pois estes problemas já foram resolvidos e a maioria dos esmaltes já estão dentro da norma estabelecida pela lei.

Como vocês já sabem os esmaltes desta marca não contém Tolueno e Formaldeído, como também de várias outras marcas.

Uffa!!! Agora podemos ficar mais calmas e aproveitar...


Qual cor será esta semana???? Vai depender de onde irei. rssss